segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Sobre posicionamentos e como um Ortomolecular deve se comportar

Quem acompanha o blog aqui e o nosso trabalho na Sallus sabe muito bem qual é nosso

posicionamento em relação à mídia. Em geral, somos reservados e não costumamos nos expor, bem como não expomos as estórias de nossos pacientes. Acreditamos que isso é um comportamento ético e buscamos manter nossas divulgações no âmbito mais técnico, com matérias que esclarecem aspectos de saúde e/ou artigos neste mesmo sentido.

Temos feito uma divulgação, também, do nosso serviço de Coaching, simplesmente pelo fato de muitas pessoas ainda não conhecerem este tipo de trabalho. Esta divulgação é feita através destas frases e comentários que repostamos de @coach_meloliveira quase que diariamente.
Sempre nos cobraram a colocação de vídeos na internet. Resistimos muito a isso por fatos simples:

1. não sabemos fazer;
2. sempre tivemos dúvidas sobre os limites éticos de fazer;
3. temos dificuldade em organizar mais atividades além das já executadas.

Passamos por cima de tudo isso para publicar nosso primeiro vídeo (ASSISTA AQUI), justamente explicando o que é a Ortomolecular, de fato, por um motivo que sobrepôs todos os outros:

TEM MUITA GENTE FALANDO E FAZENDO BESTEIRA EM NOME DA ORTOMOLECULAR POR AÍ.

Infelizmente, muitos colegas da área de saúde têm se posicionado de forma incorreta no que diz respeito à Ortomolecular. Esta prática terapêutica, reconhecida pelo CFM desde 1998 e tendo este reconhecimento ratificado em 2010 e 2012, tem como objetivo recuperar o equilíbrio bioquímico fisiológico do paciente, melhorando sua saúde e proporcionando mais produtividade, felicidade e prevenção de doenças. A Ortomolecular foca em uma reedição inteligente dos hábitos de vida e no uso consciente da suplementação nutricional para alcançar seus objetivos. Veja mais sobre a Ortomolecular AQUI e AQUI TAMBÉM.

Dito isso, fica claro que as condutas ortomoleculares tendem a ser ponderadas e moderadas, não podendo acontecer de forma acelerada e nem intensa demais. Salvo po alguns resultados das terapêuticas venosas, que utilizamos para casos específicos, as atitudes terapêuticas ortomoleculares costumam trazer resultados mais lentamente mas, também por isso, muito consistentes e duradouros.

A defesa desta terapêutica, que foi uma luta de grandes mestres como Dr Helion Povoa Filho, Dr Efrain Olszewer, Dr Jose de Felippe e muitos outros nobres e aguerridos professores, não pode ser perder em condutas sensacionalistas, como vemos hoje, com tanta gente buscando um "abdome de tanquinho" em 2 meses! Qual o custo disso?! Não parece óbvio que este tipo de "conquista" não pode ser naturalmente mantido? Não parece óbvio que a SAÚDE envolve muito mais aspectos do que o simples aspecto estético? Nenhuma crítica aos colegas que praticam esta modalidade de assistência com resultados bem rápidos e focada no aspecto estético, mas peço que evitem relacionar isso com o termo ORTOMOLECULAR, pois simplesmente não se aplica.

Um profissional que se dedica à Ortomolecular vai, certamente, conversar longamente com você dando importância a diversos aspectos da sua vida, muitos deles que nunca outro médico te perguntou; vai te pedir muitos exames para tentar definir alguns padrões de funcionamento de seu organismo, vai prescrever suplementos e/ou medicamentos, de acordo com suas queixas e, depois de ver seus exames, complementará esta prescrição de forma a torna-la ainda mais personalizada; só te prescreverá hormônios em REPOSIÇÃO, com raras e específicas excessões; pode te propor diversas outras terapêuticas, devidamente embasadas, que podem fazer parte da esfera Ortomolecular ou não (quando não o fizerem, que seja dito).

Por tudo isso, também, resolvemos fazer o primeiro vídeo e, como a resposta foi muito boa, faremos muitos mais. Não vamos nos furtar da responsabilidade de participar do esclarecimento do que é uma Ortomolecular DE FATO, focando a saúde e a prevenção bem como a felicidade e a qualidade de vida de nossos pacientes. É muito bom que este tipo e divulgação seja feito tanto para orientar os pacientes no que eles vão encontrar quanto para ajudar os colegas, que queiram participar desta área de trabalho tão fantástica, a se comportar de uma forma mais coerente com a proposta.

Estamos todos juntos nessa!

Saúde e Paz a TODOS!