Já é quase Natal! Logo depois, Ano Novo!!!
Mais uma vez vamos participar, cada um a sua maneira, de uma sequência de eventos/rituais em comemoração ao nascimento de Jesus (vocês lembram que o motivo do Natal é este, né?) e à conclusão de mais um ciclo ao redor do Sol, ou seja, de mais um ano.
Tudo isso é muito bom e representa variadas emoções e sentimentos para cada um de nós, mas tenho uma pergunta: PRECISA SE ESBAGAÇAR TODO(A) DE COMER, BEBER E FESTEJAR?! Há realmente necessidade de comer por 3 e beber por 6?! É realmente tão interessante ficar bêbado(a) no meio de toda a família, se indispondo com todo mundo?! Ou com a turma do trabalho?!
É, pessoal. Eu proponho esta reflexão a todos. Devemos aproveitar o tempo livre e as comemorações para confraternizar com as pessoas que amamos e nos divertir, sem dúvida, mas cabe sempre a moderação nestes momentos. Você não vai querer perder todo o resultado de dietas e malhação que veio com sua dedicação durante todo o ano. Você não vai querer ser julgado(a) posteriormente pelas consequências de uma bebedeira exagerada. Vamos maneirar.
No caso da comida, fique muito atento(a). A ceia de Natal é cheia de coisas legais e de baixo carboidrato para você. Peru, pernil, queijos, frutas secas e oleaginosas costumam estar disponíveis facilmente nestes momentos. Se você está em dieta e procura perder gordura, por que comer aquele bolo? E o pão? Tem tantas outras opções e elas te deixarão muito mais saciado(a).
Pensando nas bebidas, vá com calma. Não é algo específico do Natal e, no caso do Ano Novo, o típico é o champagne do brinde. O resto é farra. Beber com moderação garante sua saúde física, mental e... MORAL! HAHAHA! Pois é. Já vi muita bebedeira terminar em demissão ou términos de amizade. Será que vale o risco?
Concluindo o pensamento, vamos lembrar que as festas têm um significado próprio e, em nenhum dos dois casos, é um significado necessariamente gastronômico. No Natal, celebramos o nascimento de Jesus, que simboliza paz, generosidade e bondade, mas também moderação, modéstia e humildade. Isso é compatível com intermináveis banquetes e exageros alimentares absurdos? Creio que não. No caso da festa de Ano Novo, podemos imaginar que ela represente como queremos passar o novo ano, não? As cores das roupas representando o que queremos (amor, dinheiro, saúde, paz, etc), as pessoas amadas por perto... e você estirado(a) no chão, cheio de vômito e inconsciente?! Será que combina? Eu acho que não.
Pra finalizar agora este post/alerta/brincadeira, vamos aproveitar tudo, mas vamos manter a consciência, pois para cada ato existe uma consequência e nem sempre a proporção é 1 pra 1.
Bola pra frente, Feliz Natal e um Excelente Ano Novo a todos.
Saúde e paz em 2014!
Adolfo, parabéns pela excelente palestra na Nutrimaster.
ResponderExcluirPorque tanta raiva dos cereais integrais e das frutas? hahaha Quer dizer que a carne vermelha tem mais ômega 3 que o salmão?
É possível você me mandar o slide? tive que sair rápido.
Abraços.
Prezada Maria,
ExcluirNão é raiva não. HAHAHA! Eu só quis dizer que não são alimentos NECESSARIAMENTE benéficos SEMPRE. Precisamos de parcimônia e método para escolher tudo que consumimos. Quanto ao omega 3, não é que a carne vermelha tenha mais que o salmão, mas tem bastante, quando o gado é criado se alimentando de pasto. A carne vermelha traz muitos benefícios à saúde, mas precisa ser de animais criados assim, com pasto, caminhada e sol.
Posso mandar os slides sim. Me mande um e-mail, por favor, para adolfo.duarte@yahoo.com.br que eu respondo com o arquivo.
Fico feliz que tenha gostado da palestra. Preciso deste feedback para formatar os cursos para 2014.
Saúde e paz!