Estamos passando por uma crise.
Melhor dizendo, estamos passando por MAIS UMA crise.
Brasileiro que é brasileiro mesmo sabe que vivemos em um país dado a este tipo de coisa. Atitudes estabanadas, populistas e irresponsáveis nos arrastaram para buracos sempre profundos e bizarros ao longo da história. Sem entrar em preferências políticas ou ideológicas, vamos focar, exclusivamente, no fato de que estamos passando por um momento muito difícil do ponto de vista econômico e social.
Como eu sou um cara chato e gosto de ficar futucando as coisas, fui no Google e coloquei "significado da palavra crise". É. Fui no Google mesmo. Praticidade, galera, só pra tentar embasar umas idéias. Olha o que eu encontrei:
Crise1
substantivo feminino
1. med o momento que define a evolução de uma doença (para
melhor ou pior).
2. med dor paroxística, com distúrbio funcional em um órgão.
3. estado de súbito desequilíbrio ou desajuste nervoso,
emocional. "crise de nervos"
4. eventual manifestação repentina de um sentimento, agradável
ou desagradável. "crise de amabilidade, de ciúme"
5. estado de incerteza, vacilação ou declínio. "crise de fé"
6. episódio desgastante, complicado; situação de tensão,
disputa, conflito. "na crise albanesa, caiu o governo maoísta"
7. situação de falta, escassez, carência. "crise de matéria-prima"
8. econ grave desequilíbrio conjuntural entre a produção e o
consumo, acarretando aviltamento dos preços e/ou da moeda, onda de falências,
desemprego etc.
econ fase de transição entre um surto de prosperidade e
outro de depressão, ou vice-versa.
Origem
⊙ ETIMOLOGIA latim crĭsis,is 'momento de
mudança súbita, crise (med)', do grego krísis,eōs 'ação ou faculdade de
distinguir, decisão, momento difícil'
Confesso que fiquei feliz. Sou daquelas pessoas tão bobas que costumam ver o copo meio-cheio. Observem a definição 1. Ela é um termo médico para evolução de uma doença para pior OU PARA MELHOR! Veja que interessante! Não é um termo necessariamente negativo.
A número 5 mostra um momento de indefiniçao e dúvida. Tipo quando você não sabe mais se aquelas suas convicções são tão sólidas assim.
A definição número 8 é em termos de economia e descreve bem o que vivemos agora mas, olhando lá no finalzinho dela, você pode ler "transição entre um surto de prosperidade e outro de depressão, ou vice-versa". Percebeu o "vice-versa"?! Se ligue nisso.
Eu sei que as outras definições são negativas e, por isso mesmo, não são úteis para nossa reflexão atual. Deixa essas "mizéra" lá mesmo.
Lá no fim do bloco de texto, vem a etimologia, ou seja, a origem do termo. No latim, fala-se em "mudança súbita" e no grego em "ação ou faculdade de distinguir, decisão, momento difícil". Fique atento a tudo isso.
Meu pai sempre me ensinou que o melhor vem dos maiores esforços, ou seja, o melhor costuma ser o mais difícil. Se queremos crescer e nos desenvolver, enquanto nação, é comum passarmos por crises. As maiores nações do mundo não tiveram histórias diferentes. Seus passados são coalhados de guerras, desastres naturais e momentos econômicos difíceis. Muitas delas alcançaram estágios de desenvolvimento muito elevados justamente por saberem aproveitar isso para crescer mais ainda.
Mas vamos pro nosso foco. Nosso foco somos nós enquanto indivíduos. Minha proposta, aqui, não é escrever sobre política ou história. Este blog é sobre gente e sua saúde. Então vamos nessa. O QUE VOCÊ TEM A VER COM TUDO ISSO?
Estamos todos no meio da crise. Alguns passam mais tranquilos, outros, nem tanto. Muita gente está se vendo em um momento "divisor de águas" ou, também, um momento como "nunca havia passado antes". Eu nunca vi, em mais de 20 anos de trabalho, um momento como este que estamos passando. Vejo muita gente, todos os dias, reclamando das mais variadas formas e com toda a razão. Pronto. Este parágrafo foi uma simples constatação do óbvio.
Agora chegamos na parte que eu queria. Lembra da definição 1, da 8 e da etimologia? Todas elas falavam em momento de mudança. A 5 falava em dúvida e incerteza. Na etimologia também se falou em decisão e momento difícil. Vamos nessa. Crise vai ser visto por nós, então, como um MOMENTO DIFÍCIL ONDE DEVEMOS TOMAR DECISÕES PARA PASSAR DE UMA SITUAÇÃO RUIM PARA UMA MELHOR!
Pense assim. AGORA é a hora de arregaçar as mangas e colocar em PRÁTICA tudo que você puder para MELHORAR sua vida e a de sua família. É a hora de investigar o horizonte em busca de NOVAS OPORTUNIDADES ou de executar aquele PLANO B que você sempre pensou mas nunca teve tempo de fazer. É momento de romper barreiras e limitações. Se as possibilidades estão fora da sua área de atuação profissional, fora da sua zona de conforto, VAI LÁ FORA ENTÃO! Sua mãe reclamava que você só queria ficar brincando lá fora, quando era pequeno(a), e agora você só quer ficar aqui dentro?!
Não é tempo para lamento. Tudo bem parar um pouco para OBSERVAR e tomar um ar mas, logo depois, ESTUDAR O TERRENO e se LANÇAR AO COMBATE! Cada minuto que você luta é um minuto a menos no tempo necessário para ALCANÇAR SEU OBJETIVO.
Abra os olhos, ABRA sua MENTE; CONVERSE com as pessoas; não tenha vergonha de se mostrar fragilizado(a) ou indeciso(a); procure ALIADOS; afaste-se do que te atrasa; foque na META. Procure profissionais que te ajudem. Faça terapia. Faça COACHING.
FAÇA!
Não fique aí mofando e triste.
PENSE FORA DA CAIXA!
LUTE por sua FELICIDADE!
BOA CRISE PRA VOCÊ
!
Nenhum comentário:
Postar um comentário