terça-feira, 22 de novembro de 2011

PELAMORDEDEUS, pare de se pesar!

O que mais observamos, quando alguém fala em boa forma e cuidar da saúde, é uma referência ao peso. Muito se discute em torno do conceito de peso ideal, normalmente fazendo referência à altura, como no cálculo do IMC.

É muito comum ver pessoas ficarem felizes pelo fato de terem perdido uma certa quantidade de quilos e há, inclusive, aqueles que se pesam diariamente, às vezes mais de uma vez por dia, com a idéia de manter um controle de peso.

Se você está se identificando com alguma dessas coisa que escrevi em cima, faça um favor a si mesmo(a): PARE AGORA! A maior "utilidade" para você ficar se pesando é se tornar ainda mais neurótico(a).

Isso mesmo. Se você ficar acompanhando seu peso simplesmente, não vai conseguir ter uma percepção correta da sua forma física. Estar em boa forma não significa, necessariamente, estar leve. Dê uma olhadinha no post Meu peso ideal... para ver mais sobre isso. Estar em boa forma implica em bom condicionamento muscular e distribuição de tecidos corporais.

O que importa mesmo não é o peso em si, mas como ele está distribuído. Fazendo uso simples da balança você não tem como perceber quanta gordura, massa muscular, água, ossos e tudo o mais você tem no corpo. Os percentuais de cada coisa dão verdadeiro significado ao seu peso, em termos do que o compõe, considerando que seu corpo é composto de vários tipos de tecidos repartidos em compartimentos, que têm importâncias diversas para sua saúde.

Te adianta ficar levinho(a) e pelancudo(a)? Magrinho(a) e barrigudo(a)? Vai ficar legal uma pilha de ossos com o couro por cima? Ou será que é melhor um corpo torneado por músculos bem trabalhados, sem exagero, e com A BARRIGA NO LUGAR?


Pois é. Ênfase na barriga porque é o principal parâmetro para você avaliar sua saúde em relação aos excessos de gordura. Quer acompanhar um número para se avaliar em termos de boa forma? Comece pela circunferência abdominal (na linha umbilical). É uma medida que nos dá, indiretamente, uma idéia de como está seu acúmulo de gordura visceral, a que realmente causa muitos danos à sua saúde, favorecendo o surgimento de diabetes, hipertensão e muitos outros males. O ideal é que fique em até, aproximadamente, 84cm para mulheres e 94cm para homens, mas esses valores variam com a estrutura corporal e não devem ser interpretados por você sozinho(a).

Para uma avaliação mais detalhada, não perca tempo. Procure profissional capacitado para isso. Nada como uma avaliação técnica para te deixar sabendo, com clareza, a quantas anda sua forma. Se puder passar por uma avaliação multidisciplinar, tanto melhor. Associe médico, nutricionista, fisioterapeuta e educador físico que fica perfeito.

Lembre sempre que um cara de 1,88m, com 118Kg, pode ser um obeso ou o tio Arnold, em sua melhor fase, quando fez Conan, o bárbaro! Tava gordo?

Pondere.