"A melhor defesa é o ataque."
Pois é.
É pensando nisso que gostamos de trabalhar com o conceito de Prevenção Ativa. Não se trata de nada além do cuidado com a saúde de forma a prevenir, ativamente, os agravos.
Você pode se perguntar: "Ora! Mas isso não já é preconizado e feito em muitos lugares?!"
Eu te respondo que preconizado sim mas, realizado, assim, REALIZADO MESMO, eu vejo em poucos e honrosos exemplos. Isso porque, infelizmente, quando falamos em prevenção no Brasil, o que mais vemos é observação. Vemos a realização de exames periódicos, muitas vezes com capacidade de detecção de agravos à saúde duvidosa, na esperança de "pegar" alguma doença "no comecinho", quando seria provavelmente mais fácil tratá-la de forma medicamentosa. Isso não previne o surgimento da doença, apenas fica esperando que ela chegue para, depois, tratá-la.
A prevenção ativa consiste em implementar ações que realmente levem à redução dos riscos de surgimento das doenças e em realizar avaliações que tenham capacidade efetiva de detecção precoce de doenças. Isso é muito difícil de realizar, mas deve ser uma meta sempre visada pelo profissional de saúde, que não deve se acomodar em protocolos de prevenção vazios e ineficientes, como muitos dos propostos hoje em dia. É preciso esmiuçar a vida do paciente e compreender, tanto quanto possível, os processos pelos quais ele passa, biológica e psiquicamente, para que possamos cuidar dele e evitar ao máximo que o mesmo adoeça. Além disso, precisamos maximizar sua saúde. Além da sobrevivência, favorecer as vivências.
Para isso tudo ser realizado adequadamente, precisamos de uma Abordagem em Rede.
Sei que estou falando em utopias aqui, de diversas formas, mas tudo que se estrutura no mundo físico e manifestado começa no mundo das idéias. Idéias estas que nem são minhas, mas que compartilho aqui com vocês para multiplicá-las e jogar ainda mais fermento neste movimento.
Temos que nos mobilizar em prol do crescimento do cuidado com a SAÚDE para evitar as doenças e não apenas cuidar das doenças quando já esteja faltando saúde.
Integremo-nos, profissionais de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário