Termina mais um ano. Começa outro. É assim e sempre será assim enquanto estivermos contando.
Falo sobre a convenção. Sobre o fato de contarmos o tempo e de o dividirmos em blocos seguindo uma lógica de acordo com nossas observações da natureza. Seguimos, também, nossas idéias. O que são os meses, os dias da semana e a própria contagem dos anos senão convenções ideológicas, de caráter religioso, imperial ou algo que o valha?
Pois é. Dito tudo isso, vem o fato de que temos o hábito de comemorar as passagens desses ciclos. Cada povo a sua maneira. Alguns inclusive em datas diferentes, mas sempre com algum ritual ou festejo marcante para o momento. Quase todo mundo dá importância às "passagens" e se atina para esses momentos que ocorrem ciclicamente.
Quase todo mundo...
É. Porque sempre tem um chato. Sempre tem aquele pentelho ou aquela rabugenta que vem com aquela idéia de:
-"Não sei pra quê tudo isso. Todo ano é igual. Todo dia é igual ao outro. Não sei por que essa besteira de festa de fim de ano"
Isso é invariável. A desesperança e o negativismo sempre se manifestam e é importante que nos coloquemos diante disso.
Tudo são ciclos. E nenhum é igual. No Universo, tudo se manifesta em ciclos, círculos, espirais... idas e vindas. Ação e reação. Causa e efeito. Os ciclos e reciclos servem para que possamos, dentro das nossas parcas capacidades mentais, perceber como nos colocamos diante dos desafios da vida e avaliar de poderíamos ter feito melhor para, em uma nova situação semelhante, agirmos de forma mais acertada. Servem para, contando o tempo, avaliarmos se estamos avançando diante de objetivos ou não. Para que possamos perceber se estamos gastando ou não tempo demais insistindo em algo que já deveríamos ter abandonado. Os ciclos nos servem para a reciclagem mental. Todo ciclo é novo. Todo dia é novo. Cada ano é novo.
É comum nos pegarmos, nesta época, fazendo "promessas" para o novo ano. Não são para ninguém senão nós mesmos. Podemos ficar mais introspectivos ou, até mesmo, um pouco deprimidos. Isso se deve à reflexão. Olhar para dentro pode ser cansativo, trabalhoso e desconfortável, mas é fundamental! Isso tudo é importante e é por isso que devemos festejar.
Vamos festejar o auto-conhecimento e o crescimento.
Feliz 2012 para todos nós!
Que nos traga muito mais equilíbrio a todos!
Feliz 2012 muita saude, paz, amor, tolerância.
ResponderExcluir