sexta-feira, 16 de março de 2012

O Sucesso na Dieta: Modelando Circunstâncias

Você vai à praia quando está chovendo?

Sério. Você arruma suas coisas, pega o carro e vai até a praia quando tá caindo aquela chuva torrencial? Aquele dilúvio?

Acredito que não (considerando que você não esteja acessando a internet de nenhum hospício...).

Se você não faz isso, por que acha legal tentar engrenar uma dieta radical ao mesmo tempo que seu cachorro morreu, está de mudança, mudando também de trabalho, se divorciando e com a mãe no hospital? TUDO AO MESMO TEMPO!?

Já reparou isso? Temos a mania de decidir realizar coisas grandiosas exatamente em momentos quando mais um monte de outras coisas estão acontecendo, o que torna a dificuldade para executar a nova tarefa ainda maior. Chame isso de auto-boicote, falta de planejamento ou do que mais quiser, mas o fato é que acontece o tempo todo.

Não quero propor que desistamos de tentar coisas novas por causa do turbilhão em que se encontra a vida, mas quero que você pense no seguinte: vale a pena escolher suas batalhas. Inclusive no que diz respeito a QUANDO entrar nelas.

Pense assim. Se você resolveu iniciar uma dieta, é porque precisa. Ou percebeu que tem essa necessidade ou foi alertado(a) por um(a) profissional de saúde. Desta maneira, vamos considerar que o sucesso disso é de EXTREMA importância e que você tem que alcançá-lo.

Já que é assim, vamos começar a planejar direito. Se você não foi alertado(a) por um(a) profissional de saúde, procure um(a). É muito importante a participação dele(a) neste processo. Você precisa de orientação sobre como proceder quando o assunto é alimentação, pois esta é a base para sua boa saúde.

Agora que você está ciente de como fazer, pare para avaliar sua vida e veja, simplesmente, se tem como encaixar as diretrizes que lhe foram transmitidas na sua rotina diária e se você tem como manter isso pelo tempo necessário para atingir o sucesso do tratamento. Peço que faça isso com o máximo de sinceridade e objetividade, sem preguiça, lembrando que o pescoço que está na forca é o seu mesmo...

Se você perceber que consegue se organizar, beleza. Comece logo! Vá fundo e realize tudo o que precisa! O sucesso está te esperando logo ali adiante. Pena que isso não é o mais frequente...

O mais comum é a gente perceber que tem tanta coisa... mas TANTA COISA atrapalhando que parece impossível fazer a dieta corretamente. Além disso, costumamos ver que estamos tão estressados... mas TÃO ESTRESSADOS, que merecemos um docinho... uma tortinha... uma cervejinha... para compensar, né? Se você está percebendo/vendo as coisas assim, nem comece.

É isso mesmo. Pare por aí. Reavalie tudo e comece a fazer uma mágica: analise as circunstâncias a que está submetido(a). Veja como está sua vida e perceba o que sustenta cada elemento que parece atrapalhar a execução de sua dieta. Você vai notar que parte deles é ilusória. É apenas sua cuca tentando te pregar peças, te fazer desistir. "A mente é a assassina do real" (A Voz do Silêncio). A parte que realmente atrapalha merece sua atenção para a segunda parte da mágica: modele as circunstâncias. Avalie cada elemento e planeje maneiras de modificá-los a seu favor. Mude o campo de batalha. Torne os elementos favoráveis a seus objetivos. O que não puder ser modificado será, sim, dificuldade. Mas reconhecida e medida. Aumentará o valor da sua vitória, afinal, nem tudo são flores, né? Liberte-se da matriz. (Cuidado que ela também se esconde nos diminutivos, viu? Docinho, tortinha, cervejinha...)

A proposta é essa: trabalhe as circunstâncias a seu favor ANTES de começar sua dieta, considerando suas próprias forças e fraquezas, seus aliados e inimigos (quase todos internos), pois assim aumentará ENORMEMENTE suas chances de sucesso.

Não vá pra praia na chuva. Espere ela passar, use um guarda-chuva ou, quem sabe até... faça ela parar!

Planejemos.

Um comentário:

  1. pois é... estava justamente pensando nisso enquanto organizo a mudança..rss

    até a próxima consulta!

    abraços,

    ResponderExcluir