quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dia do médico

Hoje é o Dia do Médico.

Hipócrates
Durante todo este dia foram muitas as homenagens e comemorações que me deixaram profundamente emocionado. É uma felicidade tremenda perceber que podemos fazer diferença na vida das pessoas de variadas formas, cuidando de sua saúde física e mental e ajudando-as a melhorar sua qualidade de vida. É muito bom ter esta função e a oportunidade de exercê-la.

"Aos doentes tenha por hábito duas coisas - ajudar, ou pelo menos não produzir danos" - Hipócrates

Falo em oportunidade porque é isso que os paciente fazem por nós: nos dão a oportunidade de cuidar de suas vidas. Para uma pessoa nada é mais valioso que a própria vida, por mais que ela possa até pensar que não. Nada é mais sagrado do que sua própria saúde e, ao entregá-la nas mãos de um médico, esta pessoa está dando ao mesmo a exclusiva oportunidade de cuidar deste bem único. Nós, enquanto médicos, é que temos que agradecer pela confiança dos pacientes.

MUITO OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE CUIDAR DE VOCÊS!

Quando estamos assistindo aos pacientes, aprendemos com seus quadros clínicos, com suas vivências, com sua melhora ou piora. Cada paciente ajuda o médico a se tornar melhor, mais eficiente e, se ele souber aproveitar, mais sábio. O médico se torna mais médico a cada pessoa que cuida.

"Curar algumas vezes, aliviar freqüentemente, consolar sempre. " - Hipócrates

Cuidar das pessoas é a finalidade do médico. Não necessariamente curar, mas CUIDAR. Orientar cada um sobre como ser mais saudável e mais feliz. Estimular cada pessoa a encontrar a cura para seus males, cura esta que está dentro de cada um. O médico não cura, mas catalisa o processo.

"Tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que curarão suas doenças." - Hipócrates

Considerando tudo isso, precisamos considerar muito o fato de que nos é atribuída muita responsabilidade, e precisamos honrar a mesma. Precisamos sempre nos lembrar do juramento que fizemos em ocasião de nossas formaturas:

Juramento de Hipócrates

"Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: 

Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. 

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. 

A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substãncia abortiva.  

Conservarei imaculada minha vida e minha arte. 

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam. 

Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados. 

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto. 

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."

Vamos cuidar das pessoas. Vamos lembrar que, por mais que possamos realizar coisas maravilhosas, não somos, nem de longe, deuses. Vamos receber cada paciente com o coração e a mente abertos, na franca intenção de auxiliá-los a se tornarem mais saudáveis e felizes. Vamos sempre nos esforçar para trazer a melhora e salvar quando possível.

Sob a luz de Asclépios, sigamos as idéias de Hipócrates e Platão.

Sob a luz de Deus, sejamos ferramentas de sua sabedoria.

Obrigado aos pacientes pela oportunidade de sermos seus médicos.

FELIZ DIA DOS MÉDICOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário