sexta-feira, 17 de julho de 2015

Cuidado com a Cuca!

Monteiro Lobato...


Pense num cara genial! Agora eleve à enésima potência. Talvez, então, você chegue na grande sacada que este fantástico escritor teve, retratando a grande vilã, nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, como a CUCA.

Pra quem não conhece, provavelmente por uma questão de idade (tô ficando velho... hehehe), a Cuca é uma jacaré enorme e com poderes mágicos, como uma bruxa, que vive atormentando a turma do Sítio. Procura na Internet que você vai encontrar um monte de coisa.

OK, mas por que eu tô falando disso agora? É simples. A grande vilã, que atormenta nossas vidas e nos atrasa quando falamos em alcançar objetivos é justamente ela. A Cuca!

Sério. É claro que eu não estou falando em uma bruxa jacaré! Tô falando mesmo é da nossa cabeça. Nada é mais útil, ou mais limitante, do que a nossa própria "cuca". Sua mente serve para você ter idéias, avaliar, planejar, executar, lidar com o inesperado. É uma maravilhosa caixa de ferramentas que pode te levar até onde desejar e puder. O problema é que ela é cheia de nós, crecar, traumas e quinquilharias que podem te atrapalhar em desenvolver e alcançar tudo isso. É preciso saber lidar com esta parceira/oponente pois, se não fizermos isso, dificilmente vamos alcançar nossos objetivos.

Agora você pode estar pensando:

- Pois é. Já deixei de fazer um bocado de coisas porque fiquei me embolando dentro da própria cabeça...

Ou então:

- Que nada! Quando eu quero alguma coisa, eu faço!

Pronto. Independentemente de você ser mais negativo ou ingênuo, quero te propor um entendimento. Tem muita coisa que passa na sua cabeça que você simplesmente nem percebe. Chame de inconsciente, subconsciente, encosto, bruxaria ou o nome que quiser, mas saiba que isso é real e define a maior parte das suas tendências de ações. É uma parte do seu cérebro que é animal, infantil e egocêntrica e... é lá que vive a Cuca! É lá em uma parte evolutivamente muito antiga do seu encéfalo, onde residem os impulsos de sobrevivência mais básicos e onde uma certa amoralidade impera.

Esta "Cuca" é justamente a que fica viciada em açúcares e outros elementos nutricionais viciantes. É lá que o descanso parece muito mais interessante e prazeroso do que o exercício. Neste lugarzinho reside a origem da idéia de "eu mereço este brigadeiro pois estou tão cansada..." Deste obscuro recanto vêm idéias e impulsos tão puros e primais que você nem percebe que eles estão regendo suas ações. Fica pensando que está sempre "no controle" mas, infelizmente, não é bem assim.

O legal, pra não dizer que estamos contando uma história de terror, é que neste mesmo lugar fica o prazer de alcançar uma meta. Lá está a satisfação por ter realizado um exercício bem feito e estar no caminho certo para alcançar seus objetivos. Não é um lugar ruim e nem esta "Cuca" é, necessariamente, maligna. Tudo depende de condicionamento.

Tudo precisa ser modulado.

Somos "animais racionais". Precisamos de um certo adestramento. Você não engordou racionalmente e, portanto, não vai emagrecer direito contando exclusivamente com o racional. Você não está sedentário porque é uma pessoa burra e não entende os benefícios do exercício físico e, por isso, precisa de um empurrãozinho 'irracional" pra conseguir se aplicar em um programa de treinamento.

Tá sacando a idéia?

Preste atenção nos seus impulsos e desejos e tente perceber quais estão na contramão dos seus objetivos e realizações. Busque compreender e comece a buscar maneiras de mudá-los. Vá entendendo cada vez mais o que seu animal interior procura e tente, aos poucos, puxá-lo pro caminho correto. Procure repetir, tantas vezes quanto puder, atitudes construtivas no sentido das suas metas.

Fazer isso sozinho pode ser muito difícil ou, até mesmo, impossível, por isso eu te oriento a buscar dois profissionais fundamentais para seu sucesso: o Coach e o Psicólogo. Esta dupla vai te ajudar, sem dúvida, a compreender a si mesmo, suas metas e dificuldades e planejar como alcançar o sucesso.

Cuidado com a Cuca. Ela é perigosa e poderosa. Busque usar este poder a seu favor.

Se module.

Nenhum comentário:

Postar um comentário