Sério! Tô bem feliz com uma notícia que li por 2 motivos. Primeiro, porque fala bem do consumo de carnes e, em segundo lugar, porque cita uma vitamina maravilhosa que eu aprendi, com o Prof Henry Okigami, a amar muito. A vitamina B3.
E o que é que tem o consumo de carnes? Eu sou um grande defensor da natureza eminentemente carnívora do ser humano. De acordo com o que venho estudando, ao longo dos anos, só vejo 2 possibilidades absolutas para contra-indicar as carnes vermelhas (fora condições patológicas bem específicas), por exemplo: câncer em curso (pelo alto teor de metionina) ou mau-preparo, com exposição excessiva da carne ao calor e consequente caramelização e formação de substâncias cancerígenas (veja mais AQUI). Por todos os benefícios que vejo no consumo das carnes, fico feliz quando vejo alguma matéria saindo um pouco da idéia fixa (e incorreta) de que carne "faz mal" ou de que o vegetarianismo seja a maneira mais saudável de um ser humano viver (definitivamente, não é).
E a tal da B3?

Beleza. Agora chega de história. A matéria falava que a vitamina B3 "pode" ter um potencial antioxidante. Vamos à correção? A vitamina B3 TEM ENORME POTENCIAL ANTIOXIDANTE. Na verdade, não ela em si, mas uma substância fundamental no nosso organismo que é sintetizada a partir dela. Esta substância é o NAD (Nicotinamida Amina Dinucleotídeo). O NAD faz parte do nosso metabolismo celular e participa de diversos momentos dos ciclos energéticos celulares estando em sua forma oxidada (NAD) ou em sua forma reduzida (NADH). Na forma de NADH, é um antioxidante por excelência e é responsável pela renovação das principais enzimas antioxidantes do nosso organismo, para que possam continuar protegendo nossos tecidos do excesso de radicais livres. Em resumo, o NADH, que tem a B3 na sua composição, é O antioxidante por excelência, fundamental para a manutenção do nosso sistema endógeno de controle de radicais livres.
Além da importância antioxidante, O NAD ainda participa, principalmente, da cadeia respiratória, onde é produzido o ATP, molécula energética fundamental no nosso organismo. A vitamina B3 ainda ajuda a reduzir triglicerídios e LDL, aumentar HDL, reduzir lipoproteína A, tem efeito antiinflamatório em macrófagos, adipócitos e no endotélio vascular.
Ela é ou não é fantástica?!
Pronto. Já me alonguei no assunto e sei que este post talvez tenha ficado meio chato para quem não é

Saúde e Paz a todos!