quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Sonhos de uma noite de verão OU Não conseguimos tirar a boa forma da cartola

Imagine assim:

Médico - Bom dia!

Paciente (com um sorriso largo e os olhos meio injetados) - Bom dia, doutor! Tudo bem?!

Médico - Tudo bem, obrigado. Em que posso ajudá-la?

[Agora começa a bagaceira]

Paciente (em discurso acelerado) - Sabe, doutor? É que eu queria me preparar para o verão, sabe? Eu tentei começar a malhar em março de 2013 [esta conversa acontece durante janeiro de 2014!] mas só fui 2 semanas. Eu tava muito cansada porque não conseguia dormir direito. É que eu como muito doce, chocolate, essas coisas, e fico meio agitada. E engordei. Eu só como pão integral [um pacote por dia] e não como gorduras, sabe? Minha alimentação é SUPER-saudável! Só saio um pouquinho nos finais de samana... é... quinta, sexta, sábado e domingo (!!!). No máximo umas 6 a 8 long-necks e uns petiscozinhos [os diminutivos me aterrorizam]. Eu tava trabalhando muito e fazendo faculdade à noite e estudando para concurso, mas acho que não me dediquei o bastante. [para um pouquinho pra respirar] O que eu quero mesmo é só perder essa barriguinha e estes pneuzinhos... e aumentar meu bumbum... mais durinho também... e queria tirar essas manchas do meu rosto e que meu cabelo pare de cair e que minhas unhas fiquem fortes e parem de quebrar... fazer cocô todo dia e ter energia pra malhar, estudar e trabalhar... e quero engravidar ainda este ano, mas só depois do Carnaval... eu falei que tô me preparando pro Carnaval? É isso! Tenho que estar "de bundão e coxão" até o Carnaval [1 mês e meio depois!]. E com tesão, viu?

Tá vendo? Vocês pensam que vida de médico é fácil e tal. Imaginem a minha situação. A vontade que a gente tem é de dizer assim:

- POR QUE SÓ DEIXOU PRA VIR RESOLVER ISSO AGORA, CRIATURA?!?!?!?!

Mas não podemos falar isso, né? Pelo menos não dessa forma.

O que eu quero dizer é, simplesmente, que todos devem buscar ajuda SIM, mas com alguma antecedência, né? Médico não faz magia nem milagre.

Ficar em forma e saudável deveriam ser objetivos de todos nós, mas como um estado constante e não uma "passagem de estação". Você quer ficar bem consigo, tanto de corpo quanto de alma e cuca? Comece a se cuidar o quanto antes. Procure médico, nutricionista, psicólogo, educador físico, terapia floral, ou seja, tudo que possa te ajudar a desenvolver um modo de vida mais construtivo e que te direcione para seus objetivos. Não pense em resultados a curto-prazo. Programe-se.

Os métodos que geram resultados muito rápidos, em geral, não dão sustentação a estes mesmos resultados. É muito melhor realizar um trabalho cadenciado, dentro de uma programação e com assistência multiprofissional do que tentar soluções milagrosas e promessas vazias.

Vamos trabalhar? Vamos buscar o sucesso DE VERDADE?

Vamos nos programar! Desta forma, o São João de 2014 vai ser muito bom e o verão de 2015 vai (este sim) ser uma beleza!

Lembre-se. Sucesso é uma jornada, não

um destino.