sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O índice glicêmico é um aliado da dieta!


Este post é uma contribuição da nossa Nutricionista Marília Pontes, integrante da equipe Sallus - Saúde Integrada.

Já pensou em controlar seu peso conhecendo o índice glicêmico dos alimentos?

Não tem como abordar o assunto Índice Glicêmico (IG) sem antes falar da insulina, que é um hormônio produzido no pâncreas e que é liberado na corrente sanguínea para controlar os níveis de glicose no sangue. Esse é um poderoso e eficiente hormônio para controlar o uso, distribuição e o armazenamento de energia no nosso corpo. 

 o índice glicêmico é um indicador da velocidade com que a glicose, presente em um alimento, alcança a corrente sanguínea.

A ingestão constante de alimentos de alto IG faz o pâncreas secretar insulina continuamente para levar essa glicose para dentro das células. Se a ingestão de alimentos com alto IG continua, o corpo começa a converter o excesso de glicose em triglicérides, que são armazenados na forma de gordura. Cada vez mais o seu nível de glicose aumenta, mais insulina é produzida e mais resistente a ela seu organismo fica.

Por isso, dietas com elevado IG levam à hiperinsulinemia, consequentemente promovendo ganho de tecido gorduroso por diminuir os níveis circulantes de combustíveis metabólicos, estimular a fome e favorecer a estocagem de gordura.

Este gráfico está invertido. O ALTO é o verde e o BAIXO é o vermelho
O impacto glicêmico pode variar com o nível de maturação do alimento, forma física, a preparação e interação entre alimentos que são consumidos simultaneamente. Orientação sobre quais alimentos são de baixo IG, a importância de se priorizá-los no dia a dia e de se seguir uma dieta quantitativamente equilibrada pode favorecer um padrão dietético de melhor IG.
É importante lembrar que o índice glicêmico não leva em conta o nutriente do alimento, ou seja, não se deve basear a dieta somente no índice glicêmico.

Aqui está a Referência do índice para saber se o alimento apresenta baixo, moderado ou elevado IG:
Alimentos de alto índice glicêmico (>85)
Alimentos de moderado índice glicêmico (55-85)
Alimentos de baixo índice glicêmico (< 55)

Obs: segundo alguns estudos, dietas restritas em carboidrato são mais benéficas em relação àquelas com baixo teor de gorduras.


Fique atento ao que você come!!!