Eu, particularmente, não tenho nada contra procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. Na verdade, sou um grande entusiasta dos procedimentos CORRETAMENTE INDICADOS e COERENTEMENTE EXECUTADOS, ou seja, que sejam realizados em quem REALMENTE PRECISA e na TÉCNICA MAIS ADEQUADA. Uma questão simples de aplicar o "medicamento" correto para tratar a "doença" exata, sacaram?
O que quero frizar é muito simples: você não deve (e, normalmente, não pode) se transformar em algo que não é (pelo menos, ainda não). A plasticidade do nosso corpo é enorme e nós podemos mudar bastante, ao longo do tempo, tanto para melhor quanto para pior. É fácil perceber isso quando notamos o quanto engordamos ao longo dos anos ou quanta massa muscular perdemos quando nos mantemos sedentários. Tudo isso são mudanças, mas elas têm alguns fatores similares: levam tempo, ocorrem de acordo com o biotipo e dependem de outras condições específicas.
Falando no tempo, é fácil perceber. Alguém engorda ou emagrece, naturalmente, da noite para o dia? É claro que não! Estas mudanças vão ocorrendo, ao longo de meses ou anos, mantendo-se uma conduta de acordo, coisa que fazemos até sem perceber. Não conheço nenhum paciente que tenha se tornado obeso de propósito. Isso é um tanto quanto óbvio, mas faz parte da nossa reflexão.
O biotipo é, fundamentalmente, a "forma" básica do seu corpo. Se ele é mais alongado ou não, tende a ser mais volumoso ou mais delgado, define o seu biotipo. Considerando isso, O quanto você pode engordar ou emagrecer, tanto em volumes quanto em peso (que não é um bom marcador, como visto em PELAMORDEDEUS, pare de se pesar!), são meio que predefinidos por esta forma, salvo em situações de doença específicas. Entendendo isso você percebe como é impossível ficar comparando sua barriga com a da sua vizinha ou a sua bunda com a daquela artista famosa que seu marido fica olhando, de olhos esbugalhados, na TV. Pare com isso! Cada um tem um corte básico próprio e precisamos aproveitar a beleza própria de cada corpo, não ficar tentando transformá-lo em outra coisa.Por fim, as condições específicas que levam a mudanças corporais são as dietas alimentares, os tipos e intensidades de exercícios físicos, a qualidade do sono, a hidratação, o ritmo intestinal, a boa respiração (veja As 6 Coisas Que Você TEM Que Fazer Para Ter Uma Saúde FENOMENAL e leia o livro, disponível em http://goo.gl/G0b3uJ), o equilíbrio hormonal, a satisfação ou insatisfação com a vida, o clima, doenças e cirurgias pregressas, caracterísicas genéticas e por aí vai. Tem muita coisa! É TOTALMENTE MULTIFATORIAL! Com tantas variáveis ocorrendo ao mesmo tempo, não é fácil perceber que as pessoas não são comparáveis? Pois é.
Falei de tudo isso apenas pra dizer o seguinte: você precisa de esforço e planejamento para alcançar O SEU MELHOR em termos de forma física. Além disso, como já afirmei, será O SEU MELHOR e não o melhor de Fulana ou Beltrano. Você precisa de apoio profissional para conseguir compreender que forma é esta e persegui-la com o máximo de eficiência e coerência. É possível realizar procedimentos estéticos e cirurgias plásticas para alcançar este melhor, mas isso tem um limite que envolve o bom senso e a técnica. Procure profissionais experientes e preparados para cuidar de sua forma física SEM PERDER O FOCO NA SUA SAÚDE. Afinal de contas, não adianta nada investir em um monte de procedimentos e cirurgias para ter que desfazê-los meses depois e ficar com um monte de problemas nem participar de programas que te escravizem e forcem a ficar vinculados a uma instituição ou profissional a vida toda, sem necessidade.
Lembre-se, também, de que dificilmente um profissional isolado vai conseguir avaliar todos os aspectos desta complexidade de coisas que é composta por sua saúde, sua forma física e sua satisfação pessoal. Além do médico, o nutricionista, o psicólogo, o educador físico e o fisioterapeuta podem ser fundamentais. Se tudo isso puder ser amarrado por um bom Coach, melhor ainda!Pense em tudo isso. Se planeje e mantenha o foco.
SEU RESULTADO REAL é, SEMPRE, proporcional a SEU ESFORÇO.


Nenhum comentário:
Postar um comentário