terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

As cores dos alimentos e seus benefícios

Este post é mais uma contribuição da Nutricionista Marília Pontes, componente da equipe Sallus - Saúde Integrada:

Uma das regras básicas para ter uma alimentação saudável, é incluir alimentos coloridos nas refeições. Portanto, quanto mais colorido for seu prato, mais nutrientes estará ingerindo e mais benefícios trará para sua saúde. As cores dos alimentos são determinadas pela presença de pigmentos que além de colorir, desempenham papeis importantes na prevenção e proteção do organismo contra doenças. Veja a importância de cada cor dos alimentos:
Verdes: os alimentos de cor verde como as ervas, pimentão, vegetais folhosos, brócolis, pepino, abacate, contêm a clorofilinaque tem efeito anticancerígeno, vitamina A, ácido fólico que protegem o cabelo e a peledo envelhecimento ajuda no bom funcionamento do fígado. Contém magnésio que é muito importante para várias reações do metabolismo, ainda possui cálcio, ferro, ácido fólico

Vermelhos: tomate, melancia, pimentão vermelho, maça, morango. Possuem uma substância chamada licopeno que possui ação antioxidante combatendo o envelhecimento, ação antiinflamatória, melhora o sistema imunológico, reduz o risco de câncer de próstata e pulmão.

Brancos e beges: substâncias glicosinolatos e isotiocianatos. São ricos em cálcio e potássio trabalhando na manutenção e fortalecimento dos ossos e músculos, antialérgicos, regulam os batimentos cardíacos e funcionamento do sistema nervoso. Ex: banana, batata, couve flor, leite e derivados, alho, cebola.

Amarelo alaranjados: contém carotenoide, muito importante para a saúde da pele principalmente contra os efeitos nocivos do sol, antioxidante, anti-inflamatório. Ex: mamão, manga, cenoura, pêssego.

Roxos: apresentam antocianidinas, compostos fenólicos, reduz o risco de câncer, doenças cardiovasculares, ação antiinflamatória. Ex: repolho roxo, uva roxa, beterraba.





Olha aí a importância de colorir e variar as suas refeições!! Leia também!