sexta-feira, 8 de abril de 2011

Quer emagrecer? Durma!

Sei que parece contraditório, mas vou explicar.

O sono não é um "estado inerte". Durante este período o organismo realiza um sem número de tarefas de reparo, reorganização e preparação para a nova jornada que se iniciará com o despertar. Isso significa que muitos sistemas estão trabalhando enquanto você dorme para favorecer sua saúde, preservação e a qualidade do dia que virá.

Só isso já bastaria para garantir que o sono é importante para o emagrecimento. Se estas ações nos domínios de Morfeu não fossem realizadas, ninguém teria energia e disposição para enfrentar um dia de trabalho estressante controlando a alimentação e, além disso, malhando regular e intensamente...

Opa!

Se identificou?!

Pois é. Se a resposta for sim, saiba que a sua falta de sono está SIM te impedindo de alcançar aquele shape fantástico que você se propõe a alcançar. Sem o repouso você opera nada otimizado(a) no dia seguinte, fica ansioso(a) e, além de não realizar suas tarefas a contento, não tem disposição para malhar e desconta tudo em lanchinhos (normalmente ricos em carboidratos simples), o que só piora sua situação.

O pior é que não para por aí. O sono sem qualidade compromete a liberação de GH (Hormônio de Crescimento), reduzindo suas taxas metabólicas e dificultando mais ainda o emagrecimento e o ganho de massa muscular. Compromete, também, a produção e liberação de melatonina, fundamental para processos regulatórios internos do sistema nervoso central e poderoso antioxidante.

Pois é. O negócio é complicado mas, antes de pensar em usar qualquer uma dessas substâncias por via farmacológica para aplacar sua simples desorganização, VÁ DORMIR! São 00:55! Isso lá é hora de estar escrevendo blog?!

HAHA! Brincadeiras à parte, dê muita atenção ao seu hábito de dormir e saiba que você não passa um terço da sua vida dormindo "à toa", inerte. O sono é, pelo menos metabolicamente, um ato, e fundamental para sua saúde e para habilitá-lo(a) a alcançar seus objetivos.

6 comentários:

  1. O único problema é que nessa vida moderna que vivemos, dormir bem está se tornando cada vez mais um artigo de luxo. Parece que quando deitamos trazemos conosco para a cama todos os problemas do dia. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. De fato, mcandido. É isso que acontece. Precisamos, então,aprender a estar mais "presentes no ato de dormir", disciplinando nossas mentes para deixar os problemas de lado um pouco e, inclusive, nos questionar se temos tantos problemas assim ou estamos entrando na armadilha dos raciocínios circulares. É pesado o negócio, meu amigo. Grande abraço e obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. É verdade. Vou tentar seguir seu conselho. 6 horas por noite tem sido insuficientes.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Edlamar. A quantidade ideal de horas de sono por noite varia bastante de indivíduo para indivíduo. Vá experimentando até encontrar o seu padrão ideal. Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Prezada pittalima1. A insônia é um grande problema de saúde para um também grande número de pessoas. Deve ser abordada como tal e receber tratamento adequado, para sua melhor qualidade de vida. Na Ortomolecular, apresentamos algumas propostas de tratamento que costumam apresentar ótimos resultados. Se quiser, dê uma ligada lá pro consultório. 71-3351-0378. Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir