sexta-feira, 8 de abril de 2011

Quer emagrecer? Durma!

Sei que parece contraditório, mas vou explicar.

O sono não é um "estado inerte". Durante este período o organismo realiza um sem número de tarefas de reparo, reorganização e preparação para a nova jornada que se iniciará com o despertar. Isso significa que muitos sistemas estão trabalhando enquanto você dorme para favorecer sua saúde, preservação e a qualidade do dia que virá.

Só isso já bastaria para garantir que o sono é importante para o emagrecimento. Se estas ações nos domínios de Morfeu não fossem realizadas, ninguém teria energia e disposição para enfrentar um dia de trabalho estressante controlando a alimentação e, além disso, malhando regular e intensamente...

Opa!

Se identificou?!

Pois é. Se a resposta for sim, saiba que a sua falta de sono está SIM te impedindo de alcançar aquele shape fantástico que você se propõe a alcançar. Sem o repouso você opera nada otimizado(a) no dia seguinte, fica ansioso(a) e, além de não realizar suas tarefas a contento, não tem disposição para malhar e desconta tudo em lanchinhos (normalmente ricos em carboidratos simples), o que só piora sua situação.

O pior é que não para por aí. O sono sem qualidade compromete a liberação de GH (Hormônio de Crescimento), reduzindo suas taxas metabólicas e dificultando mais ainda o emagrecimento e o ganho de massa muscular. Compromete, também, a produção e liberação de melatonina, fundamental para processos regulatórios internos do sistema nervoso central e poderoso antioxidante.

Pois é. O negócio é complicado mas, antes de pensar em usar qualquer uma dessas substâncias por via farmacológica para aplacar sua simples desorganização, VÁ DORMIR! São 00:55! Isso lá é hora de estar escrevendo blog?!

HAHA! Brincadeiras à parte, dê muita atenção ao seu hábito de dormir e saiba que você não passa um terço da sua vida dormindo "à toa", inerte. O sono é, pelo menos metabolicamente, um ato, e fundamental para sua saúde e para habilitá-lo(a) a alcançar seus objetivos.