segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Anticoncepcional engorda?

Vamos falar um pouco sobre isso agora, a pedido de uma querida e assídua leitora do nosso Blog que me mandou este questionamento.

É uma dúvida muito comum entre as pacientes e vamos tirá-la agora: o anticoncepcional, em si, não engorda.

Agora vêm todas as moças que "engordaram com os anticoncepcionais" revoltadas, querendo minha caveira e dizendo que eu estou errado. Infelizmente, isso só é motivado por uma coisa: culpa.

É mesmo. O grande problema que nós temos hoje é que a idéia da engorda com o uso das pílulas está muito sedimentada. Isso já faz parte do imaginário das pessoas. Está fixado em suas mentes. Por isso, quando começam a usá-las, muitas pacientes ganham uma tremenda justificativa para engordar e colocar a culpa em algo que não suas próprias atitudes. Não estou dizendo, de forma alguma, que sejam todas mentirosas, hipócritas ou que estejam fazendo isso propositalmente. É tudo sem intenção, motivado por uma idéia amplamente difundida na década de 60, quando os primeiros anticoncepcionais orais realmente causavam isso, e muito mais.

As dosagens hormonais das pílulas atuais não levam a isso e garanto que, mesmo as mais novas pílulas, podem causar coisas muito piores que o ganho de peso, mas isso é assunto pra outro post.

O ganho de peso pode até acontecer, em uma ou outra paciente, com uma ou outra pílula anticoncepcional, mas isso se deve à retenção de líquidos, e não ao ganho de gordura. Vamos lembrar, sempre, que ganho de peso NÃO É engordar. Engordar é aumento da massa gorda do corpo, como vimos no post Meu peso ideal é X quilos: taxativamente.

É isso aí. O fato de ficar mais pesada não faz com que você esteja mais gorda. Músculo pesa, e muito. Água também. Sendo assim, tanto o ganho de massa muscular quanto a retenção de líquidos te deixam mais pesada, mas não mais gorda. Não se preocupe tanto com a balança e dê mais atenção a suas medidas, principalmente a circunferência do abdome.

Voltando à questão da pílula, podemos considerar que seu uso pode te trazer alguns efeitos colaterais meio chatos, o que pode levar a mulher a descontar na comida e engordar. Mesmo assim, temos que perceber que não foi o uso da pílula que a fez engordar, mas sim a atitude de compensação que ela adotou. É uma simples questão de troca do tipo de pílula ou, às vezes, uso de outro método contraceptivo.

Em resumo, o uso da pílula não leva, diretamente, a engordar. É importante perceber a tentativa de culpar algo fora de si mesma(o) pelo fato de ganhar gordura. Pense nisso e vá logo parando. É fundamental que você assuma uma postura protagonista diante da questão da manutenção de uma forma física saudável e aceite, de uma vez por todas, que a(o) grande culpada(o) por você estar como está, bem ou mal, é você mesma(o). Vista a camisa e corra atrás do que deseja pra você. Só suas atitudes podem te levar a uma vida com mais saúde e felicidade.

Responsabilize-se por si mesma(o).