segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Previna-se - SISTEMA ES COMPLEX

Toda vez que eu vejo esse sistema fico entusiasmado!

Imagine avaliar uma série de fatores de saúde e indicativos precoces de doenças e desequilíbrios orgânicos sem precisar nem mesmo de uma gota de sangue. Pois é. Isso é possível com esse sistema.

Utilizando um sistema de sensores não invasivos e cruzando os dados coletados em um software próprio, o sistema consegue avaliar a saúde de vários órgãos, bem como condições relacionadas com diversas patologias e disfunções, como hipertensão e diabetes, ajudando a nortear condutas diagnósticas e terapêuticas com maior precisão. Em português claro, o sistema ajuda o médico a diagnosticar e tratar ainda melhor seus pacientes.

Dados importantes sobre neurotransmissores cerebrais, saúde de órgãos como fígado e pâncreas, funcionamento do coração e da circulação são coletados sem invasão e em curto espaço de tempo. Muitos dos dados fornecidos pelo sistema simplesmente não têm como ser obtidos por nenhuma outra técnica de aplicação prática.

Além de tudo isso, faz a avaliação tetrapolar de composição corporal por bioimpedância, dizendo as quantidades de massa gorda, massa livre de gordura e água do organismo, melhorando a avaliação dos resultados de programas dietoterapêuticos e de atividade física. Avalia, também, dados relativos à capacidade atlética do paciente, ajudando a definir, com maior adequação, seus programas de exercícios físicos.

Em resumo, o sistema possibilita a reorientação de estilo de vida com objetivo de prevenir a instalação ou desenvolvimento de diversas patologias, favorecendo a qualidade de vida do paciente.

Tudo isso com registros no FDA, na EMA e, principalmente, na ANVISA. Além disso, diversos estudos já foram e têm sido realizados na UNICAMP-SP, validando cada vez mais sua utilidade no screening de patologias do fígado, do coração e da próstata, bem como nas condutas terapêuticas em casos de hipertensão arterial e diabetes.

Eu fico feliz em ver uma tecnologia assim se desenvolver e adquirir cada vez mais credibilidade por todo  o mundo, o que mostra que os esforços no sentido da medicina verdadeiramente preventiva podem gerar frutos práticos, que nos beneficiarão a todos cada vez mais.